A oftalmologia terá que enfrentar a miopia!

Special Edition
39th Congress of the ESCRS
8-11 October 2021
RAI Amsterdam, The Netherlands
European
BIERMANN
Ophthalmology News

 

 

Enrico Nitschke, CEO da OCULUS Brasil. conversou com os usuários do primeiro Myopia Master* no Brasil sobre sua abordagem a conduta da miopia.

 

Olá, Dr Leonardo de Freitas Teodoro e Di Marco Tulio de Freitas Teodoro, obrigado par nos ter concedido esta entrevista, Seu clínica, Dr Marco Túlio Costa Teodoro Eye Clinic em Vilhena – RO, é o primeiro no Brasil a operar um Myopia Master’ do OCULUS, Sabemos que você tem estado preocupado sobre a incidência da miopia e têm sido realização de protocolos de tratamento de alta miopia desde 2016. Por favor, conte-nos mais sobre isto.

Dr Marco Túlio
Percebemos em nossa atuação que, apesar de termos feito questão de falar sobre miopia e a importáncia do tratamento, ela era dificil transmitir esta preocupação aos pais. Notamos que os pacientes estavam evitando em grande parte o tratamento. Isso 3s vezes tem efeitos trágicos, porque você tem casos de altissimo risco e pais muito atentos, mas que não conseguem entender a importáncia do tratamento e perdemos um tempo valioso que, na primeira infância, a gente sabe que é crítico.

Qual tem sido sua experiencia trabalhando com o Myopia Master e que diferenças isso faz com o funcionamento drário da clínica?

Dr Leonardo
Quando soubemos sobre o Myopia
Master*, vimos uma enorme oportunidade para melhorar nosso diálogo com nossos pacientes e fazer diagnósticos muito mais precisos. O Myopia Master* é como um salto evolutivo para nosso trabalho, permitindo-nos começar a diagnosticar, gerenciar e tratar a miopia de forma sistemática.

Dr Marco Túlio
Hoje, temos pacientes que já demonstram baixa miopia ou uma condição próxima à miopia (pré-miopia) sob dilatação no pré-exame. Antes de vé-los em nossa sala de consulta, temos um exame com o Myopia Master’, realizado por nosso pessoal. Após esta avaliação, finalizamos a avaliação juntamente com o paciente em nossa sala de consulta e damos uma recomendação de tratamento.

Em vez de fazer vários exames com vários dispositivos, é apenas um exame, mas com vários resultados de medição. Isto é mais eficiente para nos e para o paciente.

Você ja notou um crescimento na miopia desde o início da pandemia em sua região?

Dr Leonardo
Em relação ao controle da miopia, ela tem aparecido gradualmente nos últimos anos porque a epidemia de miopia é um fator real. A pandemia contribuiu com certos fatores, tais como o uso excessivo de telas (quase visão atividade), como pode ser demonstrado pelo Myopia Master*. Mas outros fatores, como influencias hereditárias, hábitos de vida, crescimento axial e o tamanho do olho, tempo gasto com atividades de quase visão e atividades ao ar livre também devem ser levados em conta.
Um aspecto interessante é que, na prática, raramente se questiona e se esclarece isto em um maneira organizada Hoje, todos os nossos pacientes miopes são muito melhor avaliados com base na orientação do software Myopia Master.

Como o software de miopia (fornecido por BHVi, Brien Holden Vision Institute) o ajudou na educação e acompanhamento de seus pacientes?

Dr. Marco Túlio
O que a pandemia colocou em movimento, é destacado pelo Myopia Master* A visão ‘hotistica do equipamento sobre a miopia e muito interessante. Além disso, a alta miopia está fortemente relacionada a fatores hereditários em alguns pacientes, e o dispositivo mostra por correlação que eles são significativos Tudo isso é muito claramente apresentado no software, o que nos ajuda a dar um forte aviso ao paciente. Todos estes exames são muito visuais, e mostrar comparações contra curvas normativas promove a adesão ao tratamento. O imprimivel Myopia Report também nos fornece uma seleção de recomendações para gerenciar a miopia, que damos aos pais do paciente para levá-lo para casa.

Quando você começa a tratar uma criança, você segue usando a função de progressão do Myopia Master”?

Dr Marco Túlio
Sim, e a coisa mais interessante que vemos em relação à progressão é a ajuda que ela proporciona no controle do uso ou não-uso da atropina. Quando se começa a usar medicamentos, ha opiniões diferentes entre os diferentes grupos em relação a quando o medicamento deve começar. Entretanto, a pergunta que todos os pais fazem é: “Mas quando eu paro? Porque a maioria dos estudos diz que deveria ser no final da puberdade, no final do crescimento ocular, mas quando exatamente é isso? A refração por si só não é suficiente para avaliar o controle da miopia.

Isso é algo que concluimos e que o Myopia Master© nos deixou claro. A refração não é um número único, mas uma mistura de informações. Ela tem curvatura ocular e vários outros fatores envolvidos. Na miopia, o fator mais importante é o comprimento axial. É preciso avaliar o comprimento axial quando se inicia o tratamento e se deseja ver sua progressão. O comprimento axial é o grande fator que lhe dirá: “Agora é o momento certo e o tratamento é bom’, ou “não, não é bom. precisamos intensificar o tratamento*. E, por outro lado, temos pacientes que têm 16, 17, 18 ou 20 anos de idade e têm muito boa estabilidade refrativa com comprimento axial muito estável. Podemos considerar fazer com que este paciente pare de tomar atropina, ou tentar reduzir o tratamento, ou modificar o tratamento para uma fase secundária. Aqui o dispositivo realiza algo incrivel: Podemos o monitora que ocorrerá depois de retomar o tratamento e o efeito secundário do medicamento.

Dr Leonardo
Não há dúvida de que, graças a para o Myopia Master* e ter os dados em nossas mãos, podemos melhorar os resultados do tratamento porque agora ele é baseado na ciencia e não no conhecimento empírico.

Qual e sua abordagem de rotina para al gestão da miopia hoje? O Myopia Master” esta sozinho, ou vacê tambem usa outros dispositivos?

Dr Marco Túlio
Quando começamos a examinar pacientes com o Myopia Master* e nos alerta sobre alterações na córnea, solicitamos um exame com o Pentacam’. Em seguida, temos o paciente ‘sob controle”. Estas duas avaliações nos fornecem um raciocinio clínico muito mais avançado. Podemos deduzir onde está o erro refrativo indo. Isso nos dá um arsenal terapéutico muito mais amplo. Como continuamos a ver o paciente durante um periodo de acompanhamento, podemos tambem fazer diagnósticos precoces de queratocone, por exemplo,

O que você ditia, è que a conduta da miopia uma area de interesse para oftalmologistas?

Dr Leonardo
A oftalmologia vai ter que enfrentar a miopia. E hoje, a arma mais eficaz e mais útil que temos em nossa clínica é o Myopia Master*. Para os colegas que querem se estabelecer nesta nova área, para obter um controle efetivo desta doença e mudar a forma como a miopia é vista, é importante parar de olhar a gestão da miopia como uma mera “simples visita de refração”. Você tem que entender a miopia no contexto geral.

Recomendamos conhecer o Myopia Master* Vocè encontrará várias ferramentas em seu software inteligente que lhe dará munições para combater a miopia de seus pacientes.

Relacionados